terça-feira, 29 de setembro de 2015

Como posso proteger minha vista após longas horas no PC?

Passar o dia em frente ao computador já é algo bastante comum e cada vez mais frequente em nossas vidas. Trabalho, estudo e diversão são os principais motivos que prendem nossa atenção para a tela do monitor, fazendo-nos ficar, em alguns casos, até mais da metade do dia olhando para um mesmo local.

Por mais que sejam necessárias e prazerosas, se não forem bem administradas, essas horas ininterruptas em frente ao PC podem trazer sérias consequências ao usuário, principalmente para seus os olhos. Porém, é possível evitar futuras complicações e problemas de visão com pequenas medidas durante o dia a dia.

Distância e iluminação

A primeira recomendação para cuidar da saúde dos olhos é manter-se sempre a uma distância considerável do monitor. O ideal é que haja um espaço de 60 ou 70 centímetros entre você e a tela.

Além disso, também é necessário que a iluminação seja ajustada de acordo com os olhos da pessoa e que haja uma luz de apoio para que não seja realizado um esforço muito grande pela visão. Portanto, para quem possui o hábito de utilizar o computador durante a noite e de madrugada, sempre deixe uma lâmpada acesa para evitar qualquer complicação.

Pare, descanse e pisque

Para quem fica por longos períodos em frente ao monitor, é recomendado fazer pequenas pausas de meia em meia hora a fim de descansar os olhos. Faça descansos periódicos e deixe o computador de lado por uns 30 minutos.

Durante esse tempo, aproveite para “ajustar” e redirecionar sua visão. Como você permanece por muito tempo olhando para um único ponto, foque em algum objeto mais distante por alguns segundos. Com isso, você não esforça tanto os olhos e pode voltar às atividades normais sem preocupação.

Um cuidado que deve ser tomado é em relação ao piscar os olhos, um problema bastante comum, principalmente quando se trata de jogos, pois requerem muita atenção do usuário, que acaba esquecendo-se de piscar.

CRT versus LCD

Os monitores mais antigos, chamados de CRT (sigla em inglês para tubo de raios catódicos), são mais prejudiciais à visão do que os atuais LCD devido à sua baixa frequência.

Por conta disso, o olho não consegue descansar, pois a taxa de atualização das imagens fica abaixo da ideal e seus olhos percebem esse problema, causando dores de cabeça e até dor nos próprios globos oculares.

Já o LCD possui um funcionamento totalmente diferente. Ao contrário da CRT, que emite constantemente as imagens por meio do tubo, as cenas exibidas em sua tela permanecem estáticas e são percebidas graças a uma lâmpada fluorescente com uma frequência mais próxima da ideal para o olho humano existente no interior do aparelho.

Tudo pela saúde

Manter a saúde de sua visão em perfeito estado não é difícil. Levante, descanse, deixe o PC um pouco de lado por alguns minutos e você não vai se incomodar com dor nos olhos e de cabeça. Além disso, caso você precise ficar por longos períodos olhando para a tela, visite periodicamente um oftalmologista para realizar exames e outros testes de rotina, afinal se precaver nunca é demais.

Fonte: TecMundo

terça-feira, 22 de setembro de 2015

5 curiosidades incríveis sobre os olhos que você provavelmente não sabia


Você sabia destas características dos olhos? Veja a seguir as 5 mais surpreendentes:

1. A pupila se dilata quando estamos apaixonados
Parece puro romance, mas é verdade. As pupilas dos olhos dilatam até 45% quando olhamos para alguém que nos atrai. Aliás, na Idade Média, mulheres de pupilas dilatadas eram consideradas mais atraentes por conta disso.


2. A utilidade do tapa-olho dos piratas
Um dos traços mais característicos do traje clássico dos piratas inclui um tapa-olho. E não se trata de ficção: alguns destes criminosos dos mares usavam este recurso para se adaptar com facilidade à troca frequente de luz entre o lado de fora e de dentro do navio.

3. A íris possui 256 características únicas
É bem difícil encontrar pessoas com características de íris iguais, o que motivou a tecnologia de segurança a investir em scanners de retina. Em comparação, impressões digitais são bem menos seguras, pois possuem somente 40 características únicas.

4. Córneas de tubarões
As córneas dos tubarões são muito similares às humanas. São tanto que chegam a ser usadas em cirurgias de transplantes de córnea.

5. Bebês nascem daltônicos
A percepção das cores ocorre de forma gradual. Ou seja, ao nascerem, os bebês são essencialmente daltônicos. A habilidade de distinguir as cores surge geralmente na altura dos 5 meses de idade.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

9 Dicas Simples para uma Boa Saúde dos Olhos

O Que Devemos Cuidar nos Olhos?

Normalmente negligenciado, os olhos apenas merecem nossa atenção quando enfermidades oportunistas e pontuais, tais como conjuntivite e terçol batem à nossa porta. Mas, não é apenas com isso que devemos ficar atentos. Confira a seguir 9 dicas simples para uma boa saúde dos olhos!

1. Faça um exame Oftalmológico Completo
Você pode pensar que sua visão está boa ou que seus olhos estão saudáveis, mas visitar seu oftalmologista para um exame completo é a única forma de ter certeza. Quando se trata de problemas simples, algumas pessoas não percebem que poderiam enxergar melhor se usassem óculos ou lentes de contato. Além disso, algumas doenças oculares crônicas comuns como o Glaucoma, Retinopatia Diabética e Degeneração Macular, normalmente não apresentam sintomas. A única forma de detectar essas patologias em estágio inicial é realizando exames.

Seu oftalmologista é a única pessoa que pode determinar se seus olhos estão saudáveis e se você está enxergando bem e gozando de boa saúde ocular. Lembre-se prevenção custa menos que tratamento.

2. Conheça o Histórico de Saúde Ocular da sua Família
Fale com seus parentes a respeito do histórico de saúde ocular da família. É importante saber se alguém foi diagnosticado com alguma patologia, já que muitas delas são hereditárias. Isso vai ajudar a determinar se você tem o risco de desenvolver alguma doença ocular mais séria, que exija cuidado permanente.

3. Coma Corretamente para Proteger sua Visão

Você já deve ter ouvido falar que comer cenoura faz bem para a visão. Mas uma dieta rica em vegetais, principalmente espinafre e couve, também é importante para a saúde dos seus olhos. Estes alimentos possuem Carotenóides, como Luteína e Zeaxantina, que desempenham um importante papel na visão, pois ajudam a diminuir a degeneração natural que vem com a idade e ainda ampliar o alcance visual. Pesquisas também mostraram que Ômega 3 traz benefícios à saúde ocular. Outro alimento rico em Luteína é a gema do ovo, desde que cozido.

Na impossibilidade de consumir estes alimentos, você poderá fazer uma suplementação de Luteína através de medicamentos. Nesse caso, seu oftalmologista deverá ser consultado. Caso ele nada saiba a respeito dos benefícios da Luteína para seus olhos, acredite, está na hora de trocar de médico.
4: Mantenha um Peso Saudável
Estar acima do peso ou Obeso aumenta seu risco de desenvolver Diabetes e outras condições sistêmicas que poderão levar à perda da visão, como Retinopatia Diabética ou Glaucoma. Se você está tendo problemas para manter um peso saudável, procure seu médico. Deixar de lado tais cuidados apenas por acreditar que a ciência tem solução para tudo é sinal de imaturidade, e porque não, de burrice, e pode trazer consequências irreversíveis para sua saúde.

5: Pare Imediatamente de Fumar, ou Jamais Comece
Fumar é tão maléfico para os seus olhos quanto é para o restante do corpo. Estudos ligaram o fumo a um aumento do risco de desenvolver Degeneração Macular e Catarata, assim como Danos irreversíveis ao nervo ótico, que podem levar à cegueira.

Estude sobre o assunto, não fique passivo esperando que a mídia tradicional vá informar isso para você, acredite, ela não o fará.
6. Use Óculos de Sol
Os óculos escuros, que normalmente são usados como um acessório de moda, tendem a desempenhar uma importante tarefa que é proteger seus olhos dos raios ultravioletas. Quando for comprar seus óculos de sol, escolha aqueles que sejam capazes de bloquear de 99 a 100% dos raios UV-A e UV-B. Importante ressaltar que lentes de boa qualidade devem ser consideradas na hora da compra, esqueça as opções dos Camelôs. Um pequeno desconto não compensa a perda da visão.

7. Dê um Descanso aos Seus Olhos

Se você passa muito tempo no computador ou concentrando o olhar em algum ponto fixo, às vezes você esquece de piscar e seus olhos podem ficar cansados. Tente descansar a vista a cada 20 minutos, olhando para longe por pelo menos 1 minuto. Isso pode ajudar a reduzir a fadiga ocular, causas de muitas dores de cabeça, irritabilidade, redução da capacidade visual, etc.

Outro exercício excepcional para o descanso e restauração da nitidez ocular, consiste em fechar os olhos com as palmas das mãos. Permanceça assim por pelo menos um minuto. Pronto, confira como sua vista ficará mais clara, leve, descansada.

8: Mantenha seus Olhos Lubrificados
Regularmente use colírios lubrificantes para evitar as irritações que podem se tornar um foco adequado para a proliferação de agentes causadores de patologias mais sérias, além de permitir mais clareza na qualidade do foco visual.

9: Lave suas Mãos e Higienize suas Lentes de Contato Adequadamente
Para evitar o risco de infecções, lave sempre suas mãos, principalmente antes de colocar e retirar as lentes de contato. Certifique-se de desinfetar as lentes de contato conforme as instruções e substituí-las de acordo com o prazo de validade. Lembre-se que infecções virais nos olhos pela falta de higiene, podem comprometer sua córnea de forma irreversível.


Fonte: Mundo Simples

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Olhos de grávida: cuidados para se tomar durante a gestação

Você sabia que gestantes que usam óculos podem ter o grau de sua lente aumentado ou diminuído durante a gestação? E que não é incomum a grávida começar a enxergar manchas pretas ou sofrer com a visão embaçada? Pois é, as mesmas alterações hormonais que fazem inchar, enjoar e mudar de humor são também responsáveis por provocar condições físicas capazes de causar de um simples desconforto nos olhos até um sério comprometimento da visão da criança em formação. Por isso, é preciso atenção ao menor sinal de sintomas. Abaixo, confira alguns problemas que podem afetar a visão da grávida e como se prevenir de maneira eficiente.

Olhos secos
Coceira, vermelhidão, sensibilidade à luz, sensação de que há areia ou cisco dentro dos olhos. É possível que, ao longo da gestação, a mulher sofra com alguns desses sintomas causados por um desequilíbrio na quantidade de lágrimas ou evaporação excessiva. Os culpados? As alterações hormonais típicas da gravidez aliadas às condições externas, como exposição ao ar condicionado, vento, fumaça e poeira. O problema pode ir e vir ao longo da gestação e tende a desaparecer lentamente após o nascimento do bebê.

Até lá, você pode contar com bons aliados para suprir as necessidades de lubrificação dos olhos: os colírios hidratantes [lágrimas artificiais, feito com soro]. Só não deixe de consultar o seu oftalmologista e ginecologista antes de comprar o produto, pois existem muitos tipos no mercado, mas nem todos eles são aconselhados para grávidas. Além do colírio, você pode minimizar o problema evitando permanecer em ambientes com poeira ou vento excessivo. Se você usa lentes de contato, redobre a lubrificação dos olhos, já que elas podem acelerar o ressecamento.

Alteração de grau
Você, gestante que usa óculos, pode um dia se surpreender ao pegar um livro para ler e perceber que seu companheiro já não está mais dando conta de desembaralhar a visão. A intensa retenção de líquido e o aumento de peso, típicos da gravidez, podem alterar a espessura e o formato da córnea, deixando a visão distorcida.

Nesse caso, o ideal é procurar um oftalmologista para reportar o problema e, se necessário, ajustar as lentes para o novo grau. Do contrário, você pode sofrer com dores de cabeça e tontura. E, convenhamos, este não é o melhor momento para mais incômodo. Não se preocupe, porém, com o novo grau. A condição é geralmente transitória e sua córnea volta ao normal de sete a oito meses após o nascimento do bebê.

Machas escuras no campo visual
O problema está associado a uma condição comum na gravidez, a pré-eclâmpsia. Caracterizada pelo aumento da pressão arterial, além do inchaço no corpo, o aparecimento de manchas ou pontos pretos (chamado de escotomas) no campo de visão estão entre as consequências da doença. O quadro é um pouco mais grave, já que pode evoluir para eclâmpsia e colocar em risco mãe e bebê. Para a detecção precoce do problema, é necessário fazer, durante a gravidez, o exame de fundo de olho, ou oftalmoscopia. Por meio de um aparelho, o médico consegue avaliar as artérias, veias e nervos da retina.

Outra condição que pode favorecer o aparecimento de manchas pretas na visão é a diabetes gestacional. Nesse caso, a alteração oftalmológica está ligada ao desequilíbrio causado pelo alto nível de açúcar no sangue. Por isso, a consulta ao oftalmologista deve fazer parte da rotina de saúde das grávidas logo após a concepção.