terça-feira, 24 de novembro de 2015

A Visão e o Ar Condicionado

No verão, o ar condicionado é sempre muito requisitado devido ao alto calor.  Mas, por mais gostoso que seja, ele também pode ser perigoso para a saúde dos seus olhos. O abuso de ar condicionado pode causar um sério problema ocular. O olho seco é uma doença crônica, caracterizada pela diminuição da produção da lágrima ou deficiência em alguns de seus componentes. 

Se o equipamento não tiver uma manutenção adequada, o filtro deixa de funcionar e isso pode espalhar bactérias que infestam o ambiente, em geral. Esta carga bacteriana, associada à diminuição da umidade relativa do ar potencializam o início de alergia, olho seco e infecção ocular como conjuntivite.

No Brasil, estima-se que cerca de 18 milhões de pessoas sofrem com a doença. Ela está relacionada à exposição a determinadas condições do meio ambiente (como poluição), muito tempo em frente ao computador, idade avançada, menopausa nas mulheres, medicamentos, uso incorreto de lentes de contato, trauma (queimaduras térmica e química), doenças reumatológicas, e outras do sistema imunológico. O tratamento mais indicado pelos especialistas é o uso de "lágrimas artificiais" com a finalidade de manter o olho permanentemente umedecido. Em usuários de lentes de contato, pessoas de uma idade mais avançada e em particular mulheres em fase de pós-menopausa são mais frequentes os sintomas de secura ocular.

Preste atenção nos sintomas:

- Ardor

- Irritação

- Sensação de areia nos olhos

- Dificuldade para ficar em lugares com ar condicionado

- Dificuldade para ficar em frente do computador

- Olhos embaçados ao final do dia.

Dicas para prevenir

- Coloque um recipiente com água nos ambientes para aumentar a umidade relativa do ar.

- Use cremes hidratantes na pele evitando o contato com a mucosa ocular.

- Proteja os olhos com máscara, caso use ventilador ou ar condicionado no quarto.

Fonte: Minha vida

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Cuidados com as lentes de contato no verão!


O cuidado com a manutenção das lentes de contato deve ser redobrado no verão. As altas temperaturas favorecem a proliferação de bactérias, o que facilita a contaminação das lentes e também dos estojos.

A vermelhidão nos olhos, sensibilidade à luz e visão borrada são os principais sinais de que algo está errado. Nesses casos, o mais indicado é procurar um oftalmologista para evitar complicações.
Colocar um colírio por conta própria pode piorar o problema, mesmo que os olhos fiquem temporariamente mais brancos. 

Quem usa lentes também precisa ficar atento quando for à praia ou piscina. Nestes locais, o ideal é sempre optar pelos óculos. O contato do olho com água contaminada por bactérias, cloro e até filtro solar pode causar uma infecção na córnea ou uma conjuntivite tóxica.
Além disso, entrar na água do mar ou de piscina usando lente aumenta o risco de contrair acanthamoeba, um parasita que dificilmente é controlado com medicamentos. 

Já durante o sono, a produção lacrimal diminui e a falta de oxigênio na córnea aumenta entre 10 e 20 vezes o risco de deformação da córnea.

— Faça a adaptação com um oftalmologista. Lentes que não acompanham a curvatura da córnea podem causar lesões graves;

— Lave cuidadosamente as mãos antes de manipular as lentes;

— Utilize soluções higienizadoras tanto na limpeza quanto no enxágue das lentes e estojo;

— Friccione as lentes para eliminar completamente os depósitos;

— Não use água de torneira ou sobra de soro fisiológico depois que a embalagem for aberta;

— Retire as lentes antes de remover a maquiagem e quando usar spray no cabelo;

— Coloque as lentes sempre antes da maquiagem;

— Guarde o estojo em ambiente seco e limpo;

— Troque o estojo a cada quatro meses;

— Respeite o prazo de validade das lentes;

— Interrompa o uso a qualquer desconforto ocular e procurar o oftalmologista;

— Retire as lentes durante viagens aéreas por mais de três horas;

— Não entre no mar ou piscina usando lentes.

Fonte: ZH Vida

domingo, 8 de novembro de 2015

Cuidado com as lentes


Leva apenas um segundo – uma marca de dedo que aparece de repente em sua lente, fragmentos e poeira que dificultam sua visão ou umidade que cria uma película que embaça seus óculos. E agora? Muitos de nós pegamos o que estiver por perto – um lenço de papel, sua gravata ou até mesmo a manga da blusa. Na verdade, nada disso é bom para suas lentes.

Muitos usuários de óculos não têm consciência do fato de que uma limpeza inadequada pode prejudicar seus óculos. Pegue os lenços, por exemplo: se você usar um para limpar suas lentes, eles pegam os fragmentos das lentes e vão raspando conforme você as esfrega. Com o tempo, esses pequenos arranhões vão gastando o vidro até causar arranhões visíveis.

Diante disso, a melhor opção para limpar suas lentes deve ser um pano de microfibra. Ele remove oleosidade e umidade sem arranhar suas lentes ou deixar marcas. Para a limpeza regular de seus óculos, primeiro molhe-os em água corrente para remover o pó e fragmentos. Em seguida, coloque um pouco de detergente de pH neutro na água e, depois, seque levemente as lentes com um pano de microfibra (nunca esfregue com força).

Recomendação de limpeza: Lave os panos de microfibra em temperatura abaixo de 40º  e não coloque amaciante, pois ele pode deixar riscos na próxima vez que você limpar seus óculos!

Os tratamentos antirreflexo com efeitos hidrofóbicos produzem resultados similares que dificultam que a poeira e umidade grudem em suas lentes. Eles não só diminuem significativamente a quantidade necessária de limpezas; mas o Teflon também proporciona uma vida útil mais longa para seus óculos.

O fato é que, depois que arranhões se instalaram, é impossível removê-los de lentes de plástico e de vidro. A prevenção é o melhor. Se seus óculos ficarem arranhados, você deverá trocá-los rapidamente. Apesar de a maioria das pessoas acharem que é apenas um defeito estético, a luz é realmente espalhada pelos sulcos micro finos dos arranhões, podendo irritar seus olhos.

Lembre-se: Seus óculos precisam de sua própria casa. Uma caixa dura é o melhor lugar para seus óculos quando você não os está usando. Se você tiver de tirá-los e não estiver com a caixa em mãos, certifique-se de depositá-los em um lugar seguro com as lentes sempre para cima.


Fonte: Vision Care.

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Visão saudável na melhor idade


A partir dos 40 anos de idade, há maior probabilidade da ocorrência de problemas visuais, o que aumenta ainda mais a partir dos 60 anos. A maior atenção ao idoso é decorrente de comumente apresentar hipertensão arterial e diabetes mellitus, que podem levar a alterações oculares importantes.
A retinopatia diabética pode levar à cegueira, por isso a necessidade de avaliação médica frequente, tanto para o controle de nível de açúcar no sangue, quanto para a avaliação oftalmológica. O Glaucoma, caracterizado pela pressão aumentada dentro do olho, é outra condição importante que pode levar o paciente à cegueira e que deve ser tratada diariamente com colírio e receber avaliações para a medição da pressão intraocular.

No idoso, normalmente aparece a catarata, que é uma condição passível de correção cirúrgica, com restabelecimento da visão, caso seja realizada em tempo adequado. A degeneração macular pode ocorrer em torno dos 80 anos de idade, representando degeneração da área mais central e mais vital da retina, levando a importante perda visual. Além disso, os erros de refração são comuns, como miopia (dificuldade para enxergar de longe) e hipermetropia (dificuldade para enxergar de perto).

Todo paciente mais velho deve procurar avaliações oftalmológicas com certa frequência, principalmente aqueles que apresentam hipertensão arterial, diabetes mellitus, histórico de glaucoma na família. Também aqueles que passam a apresentar déficit visual que não tinham ou piora do quadro em acompanhamento. O controle oftalmológico é essencial para se preservar a saúde visual e se evitar outros problemas, como aqueles oriundos de quedas favorecidas por distúrbios visuais.

Além de consultar um oftalmologista de forma regrada, revise sempre que puder as lentes dos seus óculos. Mantenha também os níveis de pressão arterial e de glicose no sangue, cuide da sua saúde e qualquer alteração que notar, avise à família.

 Fonte: Site Médico.