terça-feira, 12 de julho de 2016

Cuidados com os olhos no inverno

Durante a estação mais fria do ano, os cuidados com os olhos não devem ser dispensados. Ao contrário do que muita gente pensa, o inverno também traz riscos à visão. As baixas temperaturas, aliadas à poluição, ao tempo seco e à alta incidência de raios ultravioletas podem causar várias doenças aos olhos nessa época, como conjuntivite e a síndrome do olho seco.

A radiação ultravioleta pode ocasionar alterações na conjuntiva, catarata precoce ou degenerações de retina e mácula irreversíveis.
Além dos altos índices de radiação ultravioleta, o clima mais seco e os maiores índices de poluição típicos do inverno contribuem para a maior incidência da conjuntivite alérgica, e do ressecamento dos olhos, que pode resultar na síndrome dos olhos secos, deixando os olhos irritados e vermelhos, com sintomas de ardor, coceira, lacrimejamento ou dor.


A recomendação para prevenir as doenças visuais típicas do inverno é sempre hidratar os olhos com colírios recomendados pelo médico, evitar coçar os olhos e proteger a visão usando óculos de sol e de grau que ofereçam 100% de proteção aos raios ultravioletas. O ideal também manter sempre as janelas abertas para permitir a circulação do ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário