terça-feira, 2 de agosto de 2016

Por Que Fechamos os Olhos para Ativar a Lembrança?

Quando você esquece de algo ou tenta ativar a lembrança dele, parece que você precisa anular a sua visão e concentrar no escuro de sua mente. A maioria das pessoas precisa fechar seus olhos para conseguir relembrar, mas será que isso é realmente eficiente?
Essa prática é tão comum que pesquisadores da Universidade de Surrey, resolveram estudar esta ação para analisar se realmente é eficiente na recuperação de uma lembrança. A pesquisa foi feita com 178 voluntários e o resultado foi positivo.
Os 178 voluntários viram um filme de um roubo a uma propriedade. Depois eles precisavam descrever quais os itens que haviam sido roubados. Então, os pesquisadores criaram dois grupos. Os que precisariam ativar uma lembrança com os olhos abertos e a outra metade dos que iria ativar sua lembrança com os olhos fechados.

1 – Primeira etapa foi um teste visual
O grupo que respondeu com os olhos abertos, lembrou 41% dos itens e respondeu às perguntas corretamente. O grupo que respondeu com os olhos fechados, conseguiu se lembrar de 75% dos itens.

2 – Segunda etapa foi um teste auditivo
Aqui, eles precisaram descrever os sons que ouviram em algumas cenas. Como no teste visual, os que fecharam os olhos tiveram um resultado maior dos o que não fecharam.

Por que isso acontece?
Segundo os pesquisadores, a questão está no foco. Quando fechamos os olhos nosso cérebro ignora com mais facilidade o que está à nossa volta. Assim, eliminando boa parte de distrações possibilitando que nosso foco seja mais eficiente.

Além de ajudar a lembrar de coisas corriqueira, os pesquisadores acreditam que a polícia pode adotar essa técnica e aplicar em testemunhas para que consigam se lembrar com mais detalhes sobre um ocorrido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário