segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Cuidados com olhos no carnaval

É chegada a época de cair na folia, rever amigos, correr atrás do trio durante os dias de carnaval. São dias de muita alegria, porém, as aglomerações, os produtos como os sprays e maquiagens podem aumentar o risco de contaminação nos olhos por agentes biológicos e químicos. Qualquer descuido com a limpeza das mãos e dos olhos, podem causar alergias oculares e até mesmo conjuntivites. As dicas para ajudar os foliões a prevenir de possíveis problemas no carnaval, são:

1. Se você é usuário de lentes de contato, mantenha consigo um kit emergência: estojo, loção de limpeza, espelhinho, colírio lubrificante etc. Lembre-se de que é possível ter necessidade de removê-las em local inadequado e em situação desfavorável.

2. Mantenha consigo um colírio lubrificante, para caso de eventual presença de um corpo estranho no olho.

3. Caso o seu olho fique irritado, vermelho, com secreção, e/ou com sensação de areia, não se auto-medique. Você pode ter adquirido uma conjuntivite viral, ou mesmo bacteriana, sendo que em ambos os casos, precisará de tratamento especializado. Procure um oftalmologista.

4. Sempre que possível, durante o dia, utilize óculos escuros de boa qualidade, com filtros UVA e UVB com o objetivo de proteger os seus olhos da exposição solar intensa. O uso de viseira ou boné, também reduz a incidência de radiação solar sobre os olhos.

5. Jamais lubrifique as lentes de contato utilizando a saliva. Evite tocar na área dos olhos, exceto se tiver acesso a banheiro adequadamente limpo, que permita uma lavagem de mãos com bastante água e sabão.

6. Mantenha-se bem hidratado e evite alimentação pesada, ou de procedência duvidosa. Afinal, o bom funcionamento do corpo será um importante fator para mantê-lo “protegido” contra possíveis infecções virais, como conjuntivites e outras, tão comuns em ambientes de grande aglomeração.

7. Lembre-se de não dirigir, ou não utilizar bebidas alcoólicas, pois qualquer dose é capaz de reduzir os seus reflexos.

8. Evite o consumo imoderado de bebidas alcoólicas, pois além de desidratá-lo, irá contribuir para que haja uma redução do seu nível de consciência e da capacidade de proteger-se.



Nenhum comentário:

Postar um comentário