terça-feira, 14 de julho de 2015

Conheça os sintomas e os riscos da degeneração macular

   A mácula é encontrada no centro do tecido retiano e é responsável pela visão central e a percepção de cores e detalhes. Pessoas com degeneração macular perdem gradativamente  essa função do olho, enxergando uma mancha no centro da imagem, enquanto a visão periférica (lateral) se mantém preservada. 
  As degenerações ligadas à idade (DMI) são a causa mais comum da perda de visão entre os idosos. No Brasil, cerca de 80% dos brasileiros desconhece a doença, segundo o levantamento da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV). A redução da acuidade visual (isto é, a capacidade de reconhecer dois pontos muito próximos) provocada por esta patologia não pode ser corrigida com o uso de lentes.
  A velocidade do avanço e a dimensão da doença variam de acordo com o tipo de DMI, classificados em seco (cerca de 90% dos casos) ou exsudativo. No segundo caso, a progressão tende a ser rápida e com chances de danos irreversíveis à visão central, caso o tratamento não seja instituído precocemente. Por ser degenerativa (sem cura definitiva), este deverá ser contínuo.
   A SBRV aponta que a DMI atinge 10% da população acima de 65 anos e que a doença impacta diretamente o dia a dia de seus portadores, ao impedi-las de ler, escrever, reconhecer rostos ou dirigir. Consequentemente, há um aumento considerável do número de pequenos acidentes, como tropeços e quedas, e depressão. 
  As causas para o desenvolvimento dos tipos de DMI ainda não são profundamente conhecidas, mas pesquisas analisam o impacto da herança genética, da alimentação (sobretudo os riscos oferecidos pelas dietas ricas em gordura e colesterol), da hipertensão e das doenças cardiovasculares. 

FONTE: PORTAL DA RETINA e VIDA E EQUILÍBRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário